Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1999). Concluiu o Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental com pesquisa em Educação Ambiental pela FAACZ - Faculdade de Aracruz - ES (2011). Desde maio de 2012 atua como professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, no Campus X, lotado no colegiado de História e atualmente exerce a função de Diretor do departamento desta instituição. É também associado/cooperado da Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas desde 1999. Atuou como Secretário Municipal de Educação de Teixeira de Freitas (jul/2014 a dez/2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática Docente e estágios, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Escolar, Estágio Supervisionado, Didática, Avaliação da Aprendizagem, Metodologia Científica e Questões Ambientais.
Mestra em Educação e Contemporaneidade, PPGEDuC, Universidade do Estado da Bahia, Campus I (2019), possui graduação em Pedagogia pela UNEB - Campus X (1999), Especialização em Supervisão Escolar (Unigranrio 2001), Educação Infantil (Finom - 2008) e Gestão Pública Municipal (UNEB - 2013). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus X, dos cursos de licenciatura e da Especialização em Educação do Campo. Ministrou aula nos cursos do PARFOR/Plataforma Freire. Professora Formadora nos Programas PNAIC e TOPA. É membra do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Linguagens - GEICEL (CNPq/CAPES/UNEB). Compõe a Coordenação Colegiada do Fórum de Eja do Extremo Sul da Bahia. É Coordenadora Pedagógica da rede municipal de educação de Mucuri BA, desde 2002, e membra do Fórum e do Conselho Municipal de Educação.
Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2004); Especialização em Fisiologia do Exercício, pela Universidade de Rio Verde (2006); Mestrado em Educação Física, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2012). Atualmente é Coordenador e Professor Assistente Nível A da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação, Campus X, Teixeira de Freitas e professor colaborador do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (MEPISCO). Líder do Grupo de Estudos em Ciência do Exercício Físico e Saúde (GECES - UNEB) Membro do Núcleo de Estudos em Atividade Física & Saúde (NEAFISA - UFTM) e da Sedentary Behaviour Research Network (SBRN). Possui experiência no ensino nas áreas de Atividade Física e Saúde, Fisiologia do Exercício, Avaliação Física e Treinamento Desportivo. Possui experiência em pesquisa nas áreas: Fisiologia do Exercício; Treinamento Resistido; Treinamento Aeróbio; Treinamento Funcional de Alta Intensidade; Atividade Física; Comportamento Sedentário; Saúde do Idoso.
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Teófilo Otoni (1985) e Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000). É professora assistente aposentada da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: boi - narrativa - imaginário, descaminhos - herói - metamorfoses, educação a distância, literatura de cordel, inclusão, diversidade cultural e representação, ironia, rotina e ruídos nos espaços textuais. Atua como coordenadora da Oficina Rodopiando na Cultura Popular do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, Núcleo Campus X, desde 2012.
Pós-Doutorado em Estudos Literários POSLIT/UFMG. Pós-Doutorado em Herança Africana, Instituto Caro y Cuervo/ Colômbia. Doutorado em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, na área de Teoria da literatura: ?Literatura, memória e história: representações literárias regionais?. Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2008). Formação em Psicanálise pela ESPO- Escola Superior de Psicanálise e Orientação(2003). Especialista em Linguística Textual- análise do discurso pela UNEB (2000). Possui graduação em Letras (1997). Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, Relações étnico-raciais, História, Literatura e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena. Professor Colaborador no Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais (Universidade Federal do Sul da Bahia), professor permanente do Mestrado em Letras (Universidade do Estado da Bahia - UNEB). Coordenador do Projeto de Pesquisa e Extensão SANKOFA: Diálogos (In)disciplinares - UNEB/Campus-X. Coordenador do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade UATI/CEVITI - Campus X/UNEB. Membro do NUPEEES: Núcleo de Pesquisa e Ensino em Experiência do Sensível (UFSB) e do MEL: Memória, Espaço e Linguagem (UNEB).
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e Doutorado em Psicologia pelo programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Tem formação em Terapia Cognitiva Instituto de Terapia Cognitiva (ITC-SP). Atualmente é concursada como Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus X, Teixeira de Freitas-BA. Tem experiênia em docência no ensino superior em outras instituições de ensino como: UFMG, Faculdade de Minas - Muriaé, Faculdade Pitágoras. Já foi coordenadora de curso de Psicologia (Faculdade de Minas - Muriaé). Atua nas seguintes áreas da psicologia: ênfase em Desenvolvimento Cognitivo, Social e da Personalidade, atuando principalmente nas áreas: clínica com adolescentes, adultos e casais e ministrando cursos, treinamento e desenvolvimento com os seguintes temas: desenvolvimento humano, intervenção familiar, acurácia empática, prevenção ao uso de drogas e promoção da saúde. Assim como coordena grupo de estudo em Educação Moral.
Doutora em Letras: Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduíche em Universidad Nacional de la Plata, com financiamento PDSE / CAPES; Mestre em Estudos de linguagens - Leitura, Literatura e Identidades - pela Universidade do Estado da Bahia; Especialista em Literatura brasileira pela Universidade do Estado da Bahia; Especialista em Avaliação pela Universidade do Estado da Bahia; Licenciada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Assistente na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus X, Teixeira de Freitas. Professora vinculada ao Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Linguagens - GEICEL, UNEB - Campus X. Possui experiência profissional e acadêmica na área de Letras, com ênfase em literatura marginal-periférica e escritas performáticas, narrativa brasileira contemporânea e narrativa contemporânea argentina. Também pesquisa leitura, práticas leitoras e letramento literário.
Possui graduação em Ciências Sociais pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro (1987), mestrado em Ciências e Práticas Educativas pela Universidade de Franca (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia- UNEB/Departamento de Educação Campus X/ DEDC X e no centro academico de educaçao do campo e desenvolvimento Territorial Paulo Freire- CAECDT. É professora colaboradora da Universidade Estadual Paulista ?Júlio De Mesquita Filho? -UNESP atuando no Programa de Pós graduação em desenvolvimento territorial da América Latina e Caribe- TerritoriAL . Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Educação do campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ UFRB/ Centro de Formação de professores-CFP. Foi membro da Comissão Pedagógica do PRONERA do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. É professora voluntária Escola Nacional Florestan Fernandes ?ENFF. Tem experiência na área de Sociologia, Sociologia e Educação com ênfase em Movimentos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, educação de jovens e adultos, educação do MST, universidade e movimentos sociais.
Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em Atividade Física e Saúde no contexto da Educação Básica (UFBA) e em Educação Física Escolar pela UCAM. Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui segunda Licenciatura em Pedagogia (UNIMES). Pesquisadora do grupo de pesquisa - Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade; Linhas de pesquisa: Família em seu Ciclo Vital e Interdisciplinar saberes ao processo de cuidar humano da UESB; e do CEPPFD - Centro de Estudos e Pesquisas sobre a Práxis Pedagógica e a Formação Docente (UESB). Atua também no Núcleo de Estudos em Atividade Física & Saúde (NEAFISA/UFTM). Atualmente é professora do Curso de Educação Física e Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus X, Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Educação Física e Professora do Curso de Especialização em Educação do Campo da UNEB. Dedica-se a estudos sobre Educação Física, Movimento Corporal Humano, Esporte e Saúde; Epidemiologia da Atividade Física; Condições de saúde do idoso; Qualidade de vida e saúde; Educação em saúde; Esportes e saúde na escola, Currículo e formação de professores; Estágio supervisionado nos cursos de educação física. Coordena o subprojeto de Pesquisa e Extensão - Projeto Idoso em Ativa Idade (IATI) da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da UNEB, Campus X.
Professora adjunta. Graduada em: Nutrição, Ciências Sociais, Geografia, Letras e Pedagogia. Recebeu nota 91,8 no Enade ao concluir Pedagogia. Especialização em: Docência do ensino superior; Psicopedagogia clínica institucional; Fitoterapia e prescrição de fitoterápicos; Nutrição e educação nutricional; Nutrição, envelhecimento e longevidade; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Mestre em Tecnologia ambiental . Doutora em Tratamento da informação espacial _Geografia. Integrante do quadro de colaboradores do Inep. Integrante do Banco de Avaliadores do SINAES. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora na Educação Básica e no Ensino Superior. Autorizada pelo Conselho Regional de Nutrição (CRN) para atuar na nutrição com fitoterapia, aromaterapia, cromoterapia e meditação. Pesquisa sobre: Espaço geográfico; BNCC; dificuldades de aprendizagem; percepções sobre saúde.