O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde, Cultura e Arte na Terceira idade, promovido pela Universidade Aberta à Terceira Idade – UATI em parceria com o Colegiado de Educação Física, vincula- se ao Departamento de Educação Campus X – DEDC-X, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
O trabalho com os idosos na UNEB teve início no Campus I/Salvador, em 1995, seguido do Campus X, em 1996; o primeiro, a partir de funcionários técnico-administrativos da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – PRACE, que criou um grupo de trabalho interessado nas questões da terceira idade, e, o segundo, por iniciativa das professoras Marinêz José de Souza França e Maria Adelaide Zanotelli Nonato, com a criação do projeto de extensão CEVITI: Cestef Vida Terceira Idade.
Sob a ótica da Pedagogia Social, o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade está presente em 24 Departamentos da UNEB. Categorizado no campo da extensão, difunde e articula os demais pilares de ensino e pesquisa, estruturantes da Universidade. Em sua dinâmica político-pedagógica, a UATI desenvolve, nos Territórios de Identidades, ações que estimulam a reflexão sobre as diversas concepções de envelhecimento, potencializando no espaço acadêmico e, por conseguinte, nas comunidades onde está presente, a reinserção psicossocial da pessoa idosa de ambos os sexos para o pleno exercício da cidadania a partir de ações educativas de caráter permanente.
É nesse contexto que se insere a proposição do curso de Pós-graduação lato sensu em Saúde, Cultura e Arte na Terceira Idade, pelo Programa Universidade Aberta à Terceira Idade em parceira com o Colegiado de Educação Física, por comporem a estrutura de uma Universidade comprometida com as questões de produção e desenvolvimento de estratégia que respondam às realidades específicas dos Territórios de identidades, transversalizados por especificidades societárias, e atentas aos índices e pesquisas que fomentam o tripé: pesquisa, ensino e extensão.
A pós-graduação lato sensu em Saúde, Cultura e Arte na Terceira Idade trata de uma formação que vai ao encontro das demandas dos sujeitos sociais a que se destina: professores graduados em licenciaturas e / ou bacharéis em Educação Física, Serviço Social, Saúde e áreas afins, em articulação com as atividades desenvolvidas e estudos realizados no UATI-CEVITI.
A oferta do curso de pós-graduação lato sensu em Saúde, Cultura e Arte na Terceira Idade tem por objetivo especializar cidadãos, profissionais da área de educação, serviço social e de saúde, para o cuidado das pessoas e população idosa, promovendo estudo e reflexão sobre o processo de envelhecimento e o desenvolvimento de intervenções interdisciplinares qualificadas no campo psicomotor, artístico-cultural, como promotores de saúde, fundamentadas nos conhecimentos científicos, éticos, políticos e educacionais, frente aos procedimentos de cuidados e integridade da pessoa idosa.
Especificamente, (i) ampliar o conhecimento dos profissionais de educação e saúde sobre o processo de envelhecimento e seu impacto sobre a situação de vida e saúde da população; (ii) desenvolver o conceito de integralidade como eixo norteador da atenção à saúde; (iii) estimular o desenvolvimento de competências técnicas de cuidados à saúde do idoso, preservando o equilíbrio entre aspectos teóricos e práticos da saúde; (iv) refletir e favorecer a criação de propostas viáveis de atenção à saúde do idoso sob a perspectiva artístico-cultural, da integralidade, universalidade e equidade, por meio da atuação dos trabalhadores no contexto familiar e de instituições sociais; (v) compreender a importância dos espaços de fala, de sociabilidades de memórias, histórias de vida como representação da sociedade e para a constituição identitária do idoso; (vi) ampliar e produzir novos conhecimentos interdisciplinares e tecnologias adequadas à qualificação da atenção à população idosa; (vii) proporcionar reflexão e atualização conceitual, metodológica e instrumental para o desenvolvimento de pesquisa em saúde do idoso.
O Curso está organizado com uma carga horária total de 390 horas-aulas, distribuídas em 09 (nove) componentes curriculares, em torno de dois eixos, um de estudos metodológicos – com vistas à teorização e produção de trabalhos acadêmicos no âmbito do curso – outro de estudos teóricos em saúde, cultura e arte para a terceira idade. São exigidos 25 (vinte e cinco) créditos em disciplinas, necessários à titulação.